sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cebus ou Sapajus?

Carissimos

Os primatologos somos um bando de apaixonados. Adoramos participar duma discussão sobre macacos! E uma das mais interessantes dos ultimos tempos tem sido a que tenta esclarecer um conflito de décadas.
Tudo bem,  todos sabemos reconhecer um macaco-prego... mas... usamos o gênero Cebus para todos ou dividimos em Cebus (para os "graceis" conhecidos no Norte do pais como Caiararas) e Sapajus (para os "robustos")?
Seguindo o artigo da  Lynch-Alfaro et al (2011), que tenta finalmente dar uma luz na sistemática dum grupo tao polêmico, no Brasil estamos tentando unificar critérios e utilizar ambos gêneros para marcar uma diferença morfológica, comportamental e ecológica reconhecida por todos.
Mesmo assim, são muitos anos usando Cebus para todos os macacos-prego.
Por isso, por vezes escapam  detalhes como no nosso cartaz, onde aparece o nome Cebus libidinosus para o que deve ser chamado Sapajus libidinosus.
Neste caso, as regras da sistemática indicam que é  uso difundido e generalizado o que dá validez a uma nova classificação, e nós queremos difundir e generalizar a classificação de Lynch-Alfaro et al (2011), até porque abrange o trabalho mais extenso feito ate o momento sobre este grupo, o do Jose de Souza e Silva Junior (2001), quem por sinal é um dos co-autores da publicação de Lynch-Alfaro.
Entao... em breve o cartaz corrigido usando Sapajus em vez de Cebus!!!

E... quem sabe por que o nome popular "macacos-prego"?
Podemos falar sobre isso e muitas outras coisas que nos apaixonam durante o curso!

Abracos

A Comissao Organizadora

Nenhum comentário: